OFERTAS

sábado, 1 de outubro de 2016

Urnas eletrônicas sorteadas para votação paralela são de Natal, Ipanguaçu e Nísia Floresta

Foram sorteadas na manhã deste sábado (1o de outubro), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), as urnas que serão utilizadas na votação paralela que acontece no domingo (2), primeiro turno das eleições. A solenidade contou com a presença do Presidente do Tribunal, Desembargador Dilermando Mota e da Diretora Geral, Andréa Campos.
Pela resolução do TSE, foram escolhidas duas urnas do interior e uma de Natal. Para garantir agilidade na busca e instalação dessas urnas, restringiu-se do sorteio – com consentimento do público presente (equipe da Comissão de Auditoria do TRE-RN, servidores da Secretaria de Tecnologia de Informação e representantes da Polícia Rodoviaria Federal) – municípios localizados a mais de 200km de distância da capital. Sendo assim, foram sorteadas as seguintes urnas:

– 1ª Zona Eleitoral (Natal), seção 298 – Escola Estadual Padre Monte, Rocas.
– 29ª Zona Eleitoral (Ipanguaçu), seção 189 – Grupo Escolar de Pataxó, povoado de Pataxó.
– 67ª Zona Eleitoral (Nísia Floresta), seção 10 – Escola Estadual Professora Adélia da Silva Gurgel, 

Campo de Santana.

Os juízes eleitorais já têm conhecimento e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está a caminho. Estas urnas serão substituídas por urnas de contingência. A auditoria acontece neste domingo, a partir das 8h na Universidade Potiguar (UnP) da Av. Nascimento de Castro, 1597, Dix-Sept Rosado, Natal/RN. O processo será repetido caso haja segundo turno.
COMO FUNCIONA A SIMULAÇÃO
Partidos políticos preencheram cédulas de votação de papel que foram depositadas em urnas de lona. No domingo, estes votos serão digitalizados nas urnas eletrônicas para, às 17h, o Boletim de Urna (BU) atestar a compatibilidade dos votos manuais e eletrônicos. Este procedimento é adotado desde 2002 como estratégia para verificar o funcionamento do equipamento e garantir mais transparência aos procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

TRE-RN



Nenhum comentário: