OFERTAS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Anatel começa a homologar drones no Brasil


A Anatel lançou um chamado convocando empresas e pessoas físicas que têm drones para homologar seus dispositivos. A agência informa que os veículos aéreos não tripulados possuem transmissores de radiofrequência em seus controles remotos, quando não no próprio veículo, e isso pode causar interferência com outros dispositivos aéreos, por exemplo.
A medida da Anatel visa evitar interferência dos drones com outro serviços, como a comunicação via satélite. Os usuários interessados em homologar seus dispositivos devem preencher um requerimento disponível no site da agência.
Durante o processo de homologação do dispositivo, serão verificadas as características técnicas de transmissão dos equipamentos. Vale lembrar que, no Brasil, os drones também são usados no controle da saúde pública, como, por exemplo, na identificação de criadouros do mosquito Aedes aegypti em áreas de difícil acesso.
Além da homologação da Anatel, para operar os drones é preciso uma autorização da ANAC ou um “Certificado de Voo Experimental” (CAVE), que permite uso de aeronaves em operações operacionais em algumas áreas. Para conferir mais detalhes sobre a homologação dos drones, os usuários podem acessar este link.

Nenhum comentário: