OFERTAS

Ótica Carol

terça-feira, 21 de março de 2017

Acerte desenvolve sistema que reduz o consumo de água em até 80%


Uma lavanderia profissional utiliza, em média, 2 mil litros de água por dia. Pensando no compromisso do uso consciente desse recurso, o grupo Acerte Franchising, responsável pelas redes Quality Lavanderia e Prima Clean Lavanderia Express, desenvolveu uma solução, em parceria com a SER (Soluções Para Energias Renováveis), empresa apoiada pela Endeavor, capaz de reduzir em até 80% esse consumo.

Embora recuperada do ponto mais crítico da crise hídrica que assolou o país há dois anos, a sociedade brasileira tem o compromisso de continuar com o uso consciente de água.

Esse desafio inspirou o grupo Acerte Franchising a desenvolver uma solução que pudesse enfatizar um dos principais valores do negócio: a sustentabilidade.

Ainda no ano de 2015, durante o auge da crise hídrica, o Grupo foi em busca de fornecedores que oferecessem solução prática para o tratamento e reutilização de água nas unidades de lavanderia.

Conheceram, assim, a SER (Soluções Para Energias Renováveis), empresa apoiada pela Endeavor, que desenvolveu sistema exclusivo para as lavanderias.

Uma lavanderia utiliza, em média, 2 mil litros de água diariamente. Com a instalação da nova solução, a quantidade foi logo reduzida em cerca de 1.400 litros.

A perspectiva era que até o fim de 2016, aproximadamente metade dos franqueados do Grupo tivessem aderido à ideia, enquanto que o sistema já faz parte dos projetos das novas unidades a serem inauguradas.

De forma prática para o franqueado, o equipamento agrega ganhos econômicos e autonomia em caso de falta de água da rede fornecedora local. A economia na conta de água pode chegar a 50%.

O equipamento tem baixo custo de manutenção e pode chegar a reduzir até 80% no consumo total de água.

O mais importante: tem grande impacto ecológico, uma vez que promove a contribuição real para a economia de água a nível mundial, além da conscientização dos consumidores.

O grupo Acerte Franchising acredita que a demanda pela solução deverá ser maior em locais onde ainda não há redes eficientes de saneamento, como nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, pois o equipamento facilita também o escoamento e o descarte, reduzido a praticamente nada.

O aumento do nível dos reservatórios hídricos nos últimos tempos é responsável por afastar, ao menos temporariamente, a ameaça do racionamento. Mas isso faz com que muitos brasileiros se esquecessem do quanto é importante economizar. Muitos pensam que o problema está resolvido, mas, na prática, não é bem assim. A ameaça da falta de água é real e as preocupações com economia precisam ser constantes em todos os setores.

SUSTENTABILIDADE COMO VALOR:

Naiara Corrêa, sócia-diretora da Acerte Franchising, reforça que o equipamento é resultado de um planejamento que previa encomendar uma solução para o problema ligado à escassez dos recursos hídricos e que, ao mesmo tempo, pudesse diminuir os custos operacionais dos franqueados.

O objetivo do projeto, acima de tudo, foi transformar as lavanderias da marca em empreendimentos cada vez mais sustentáveis e promover a contribuição real para a para economia mundial de água, além da conscientização dos consumidores que, ao usar a lavanderia, promovem o uso coletivo do recurso, gerando efetiva economia.

A diretora revela ainda que o equipamento criado exclusivamente para o grupo Acerte terá, nos próximos anos, concessão para ser vendido para outras marcas. “A Acerte Franchising tem em seu DNA a busca por soluções inovadoras para o mercado. Temos diversos exemplos aos longos dos 20 anos de mercado.”

Nenhum comentário: