OFERTAS

Ótica Carol

segunda-feira, 20 de março de 2017

Simulador 3D de anatomia integra hospitais e faculdades de medicina no Brasil


A Plataforma Multidisciplinar 3D, desenvolvida pela startup brasileira Csanmek, tornou o ensino da medicina muito mais próximo da realidade da profissão. A tecnologia, utilizada em 20 cursos de formação médica no País, conta com um sistema de integração entre hospitais e salas de aulas para estudo de casos e exames clínicos verdadeiros, além de substituir o uso de cadáveres em sala de aula.

O sistema permite a conversão das imagens médicas de tomografia e ressonância em 3D, para que o aluno possa realizar dissecações virtuais e estudos anatômicos em corpos humanos e de animais, que são reconstruídos em tempo real.

A Plataforma Multidisciplinar 3D funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo humano, incluindo sistema de conexão com lousas digitais e retroprojetores.

Entre as instituições que possuem a tecnologia estão a Universidade de de São Caetano do Sul (USCS), a São Leopoldo Mandic, uma das principais faculdades de medicina do Brasil, a Faculdade Guanambi, na Bahia, e a Faculdade Claretiano, entre outras. 

Um Atlas 3D de anatomia é enviado junto com o equipamento, com tecnologia que possibilita realizar movimentos fisiológicos e movimentação de cada parte do corpo humano isoladamente, permitindo acesso total a cada estrutura do corpo humano.   

A plataforma conta ainda com ferramenta que possibilita procurar e localizar estruturas anatômicas pelo nome, além de contar com modelos dinâmicos das estruturas musculares e módulos para operar em aulas de fisiologia e histologia. Possui ainda conexão com microscópio digital e projeção “touch”.

Além dos cursos de medicina, a tecnologia também pode utilizada em aulas de veterinária, engenharia, cursos técnicos na área da saúde e educação básica. O sistema agrega, em um único equipamento, ferramentas educacionais de diversas disciplinas e atende uma gama de matérias, sendo uma alternativa completa para o uso em educação nas diversas áreas da saúde.

Inspirado em tecnologias e metodologias europeias e americanas, o produto nacional possui mais de 5 mil estruturas anatômicas identificas, incluindo todos os órgãos e sistemas do corpo masculino e feminino.

Segundo o fundador da Csanmek, Claudio Santana, a solução foi desenvolvida por uma equipe amplamente qualificada, com décadas de experiência em diagnósticos e imagens médicas. "Apesar de ser um equipamento para educação, a plataforma 3D também é utilizada por médicos e profissionais da saúde no dia a dia, para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais e modeladas", comenta Santana.
  
Veja alguns vídeos:  

Nenhum comentário: