OFERTAS

terça-feira, 11 de abril de 2017

Inauguração do NASF ampliará o atendimento na saúde para a população de Ceará-Mirim



Com o objetivo de possibilitar à população, principalmente a mais carente, o acesso aos mais diversos serviços de saúde, foi inaugurado na noite de ontem, segunda-feira (10), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A unidade amplia e aperfeiçoa a gestão da Atenção Básica com uma equipe multidisciplinar, composta por Médico, Técnica de Enfermagem, Fonoaudióloga, Fisioterapeutas, Nutricionista, Psicóloga e Profissional de Educação Física.

O NASF foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica em todo país, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, abrangência e o alvo das ações.

Além do prefeito Marconi Barretto, também estiveram presentes a primeira dama e secretária de Assistência Social, Lúcia Maria Salustino Dutra, o secretário de Saúde, Carlos Magnus Ribeiro Filho, a coordenadora do NASF e fonoaudióloga, Suely Santos Pereira, o secretário de Agricultura, Francisco Flávio da Silva e o diretor de Comunicação, José Hylton de Jesus.

Em suas palavras, o chefe do executivo municipal externou a felicidade por mais esta realização e se mostrou confiante pela qualidade nos serviços prestados à população durante a sua gestão, por meio da secretaria de Saúde em pouco mais de 3 meses.

‘‘A saúde no nosso município está chegando à um patamar que para a maioria já é considerada a melhor do estado. Estamos avançando ainda mais com a retomada de obras de unidades paradas há meses, contratamos 36 médicos, quando antes só haviam oito. Temos médicos em todos os cantos do interior; anteriormente haviam apenas quatro dentistas, temos hoje 21; também temos remédios suficientes para a população; temos uma meta de 40 mil obturações por ano; tínhamos uma média de três a quatro recém-nascidos por mês, hoje são 40, quando antes não havia sequer partos. Tudo isso só é possível através de uma boa administração, gerindo bem os recursos e priorizando o essencial. A inauguração deste Núcleo é mais um passo importante para a saúde no nosso município’’, elencou Marconi.


O NASF também conta com o apoio da Guarda Municipal que disponibilizou uma academia para a prática das sessões de fisioterapia por parte dos pacientes. Para o secretário de Defesa Social, Carlos Antônio Araújo de Paiva, a iniciativa vai contribuir para a reabilitação de muitos pacientes.

‘‘Nós deixamos a academia da Guarda Municipal à disposição do Núcleo de Apoio à Saúde da Família para que os pacientes que necessitam de acompanhamento fisioterapêutico tenham a oportunidade de se recuperar com maior rapidez e eficácia. Acredito que todos nós temos que contribuir para melhorar a saúde no nosso município’’, colocou Paiva.

O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para apresentar a equipe de profissionais que ficará à frente da unidade e reforçou o compromisso em prestar um serviço de qualidade à população pautado na ética e responsabilidade.

‘‘Quando um trabalho é executado com dedicação e amor, percebemos a diferença entre prometer e fazer. O NASF hoje é mais um sonho que se realiza e nada disso seria possível se não houvesse a colaboração de cada um de vocês. Profissionais comprometidos com o que fazem e, acima de tudo, que enxergam no ser humano além das suas limitações. O trabalho que será realizado aqui proporcionará a oportunidade de um recomeço à muitas pessoas. É importante que a população saiba que estamos aqui para trabalhar e fazer acontecer. Essa é mais uma prova concreta disso. Hoje nós somos referência em saúde no estado, amanhã seremos no país inteiro’’, finalizou Carlos Filho.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família, situado à Rua Jorge Fernandes Câmara, 26 - Santa Águeda – Ceará-Mirim, funciona de segunda à sexta, das 07h às 12h e das 13h às 16h, contando com uma estrutura ampla para atender à população: recepção com TV, 3 consultórios de fisioterapia, 1 consultório de nutrição, 1 consultório para fonoaudiologia/psicologia, academia, cozinha e WC social.


JOSÉ HYLTON DE JESUS
Diretor Municipal de Comunicação Social
PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM/RN

Um comentário:

Anônimo disse...

Prefeito parabéns pelo desempenho na pasta da saúde desta cidade, e que venho alertar a todos que vai acontecer uma mudança muito grande no SUS, nos próximos dias, na gestão e na eficiência dos gastos públicos da saúde, vamos ver as novas diretrizes que estão elaborando no ministério da saúde. Boa noite.