OFERTAS

quinta-feira, 11 de maio de 2017

5 características dos empreendedores de sucesso


Por David Portes
 
Não existe uma característica específica que transforma empresários em empreendedores de sucesso. Cada pessoa tem uma história, personalidade, modo de pensar e outros fatores que influenciam na forma como lida com a gestão de seu negócio. 

Entretanto, existem alguns pontos em comum entre os empreendedores que sabem aproveitar e transformam seus pequenos negócios em companhias bem-sucedidas. 

Aqui enumero 5 destes pontos que podem ser aplicados e transformar a sua empresa em uma grande marca:

1- Poder de iniciativa

Administrar o próprio negócio exige uma série de habilidades para construir uma rede eficiente de colaboradores e parceiros. E o primeiro valor a ser aprendido no universo empresarial é a iniciativa.

Empreendedores de sucesso tiram suas ideias do papel e as transformam em realidade. Não têm medo dos desafios e estão dispostos a mostrar seus planos para o mundo. Portanto, isso exige iniciativa do empresário. 

Iniciativa é uma arma infalível contra a acomodação. Pessoas bem-sucedidas estão sempre de olho no crescimento da empresa e na capacidade de oferecer novos produtos e serviços para seus clientes e, para isso, tomar atitudes é um processo fundamental. 

2- Persistência em cenários adversos

Já pensou se a cada cenário de crise econômica os donos de empresa simplesmente desistissem de seus negócios? Além de gerar um colapso financeiro no país, a atitude seria infantil, pois, em muitas situações de crise, encontramos as melhores oportunidades de crescimento.

O segundo segredo dos empreendedores de sucesso consiste justamente em ser persistente, não ignorando os obstáculos presentes no dia a dia de qualquer negócio, mas criando estratégias para minimizá-los.

3- Habilidade para lidar com a frustração

Do mesmo modo que é preciso saber superar cenários adversários, ter capacidade emocional para não se deixar abalar diante de algum contratempo é uma habilidade importante. É natural que, no decorrer da história de uma empresa, surjam alguns percalços e momentos mais difíceis. Entretanto, isso não deve ser motivo para desistir.

Empreendedores de sucesso não baixam a cabeça diante de um revés em sua trajetória. Pelo contrário, eles absorvem a experiência e geram aprendizado para situações futuras.

4- Gostar de pessoas

Engana-se quem acredita que empresários não têm chefe. Os clientes são quem ditam o negócio. Por isso, saber servir, ouvir e praticar a empatia com o consumidor são atitudes fundamentais para administrar uma companhia bem-sucedida. 

Além dos clientes, o empreendedor lidará de maneira constante com fornecedores, equipes de funcionários e possíveis investidores. 

5- Vontade de aprender

O meio empreendedor passa por constantes mudanças e às vezes precisamos lidar com assuntos que não são muito familiares. E aprender coisas novas é uma maneira de lidar com imprevistos e conhecer novas áreas. 

Por isso, empreendedores de sucesso têm a humildade de buscar a todo momento sugestões, novos modelos de gestão e análises sobre como fortalecer uma empresa. Sendo assim, aprendizado é a chave para o futuro de qualquer companhia. Esteja atento a isso e bons negócios.

* David Portes é palestrante motivacional, de marketing, empreendedorismo e criatividade de vendas. Iniciou sua trajetória em 1986, como camelô, no Rio de Janeiro, e hoje já contabiliza mais de 1.500 palestras realizadas no mundo todo. É autor dos livros “David: Uma Lição de Vida e de Marketing” e “O Segredo do Sucesso”. Como empreendedor, fundou as empresas Talk About, D!Marketing, AD POP e Investicomm. Site www.davidportes.com.br

Sobre David Portes

David Portes começou com o equivalente a R$ 12, vendendo doces nas ruas do Rio de Janeiro, no final da década de 80. Com seu talento para o empreendedorismo, fez o negócio crescer e hoje se tornou uma grande referência. 

Acumula em seu currículo mais de 1.500 palestras que contam sua história de superação, além de abordar temas como motivação, empreendedorismo, liderança, vendas e marketing.  

É autor dos livros “David: Uma Lição de Vida e de Marketing” e “O Segredo do Sucesso”. Fundou as empresas Talk About, D!Marketing, AD POP e Investicomm. 

Nenhum comentário: