OFERTAS

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Vereadora Jumária Mota apresenta encaminhamentos em defesa da pessoa idosa, durante audiência pública


CEARÁ-MIRIM
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA, VEREADORA JUMÁRIA MOTA-PTN FAZ ENCAMINHAMENTOS QUE PROPORCIONAM PROTEÇÃO E QUALIDADE DE VIDA À PESSOA IDOSA
É sabido por todos nós que nos próximos anos a população brasileira será formada em sua maioria por pessoas idosas.

Em consequência do envelhecimento populacional, o número de vítimas de violência na melhor idade deve crescer.

A agressão à população acima dos 60 anos ocorre de diversas formas: falta de carinho, de atenção, pressão psicológica, descaso, além das agressões física e verbal.

Por ocasião da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Ceará-Mirim, na última quinta-feira 22/06, proposta pelo vereador Marcos Farias-PHS, para discutir a questão da violência contra a pessoa idosa, a vereadora Jumária Mota, apresentou alguns encaminhamentos que proporcionam segurança e estabilidade à terceira idade, para que não ocorram mais agressões.

Entre os encaminhamentos da parlamentar estão:

- Implantação de um espaço de entretenimento e lazer, resgatando o tradicional Forró da 3ª Idade.
- Criação de um espaço de Unidade de Referência a Saúde do Idoso.
- Implementação do Disque Denúncia no âmbito do município de Ceará-Mirim.
- E a implantação de uma Escola de Educação Aberta para a pessoa idosa.
De acordo com Jumária Mota, apesar da existência de leis contra crimes ao idoso, que trouxeram grandes avanços para a sociedade, falta ainda uma definição precisa do que configura maus-tratos e violência para os idosos.

“É preciso entendermos que maus-tratos vão além da agressão física. Falta da carinho, de atenção, descaso e pressão psicológica também se caracterizam violência e maus-tratos ao idoso. Portanto, a iniciativa de apresentar esses encaminhamentos visa disponibilizar canais de comunicação e mecanismos para formalizar as possíveis ocorrências enviadas pela população”, explica a vereadora Jumária.

A parlamentar disse ainda acreditar que a audiência pública foi muito proveitosa e que irá contribuir para a redução de violência, maus-tratos e abandono ao idoso em Ceará-Mirim.

Jorge Moreira
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: