OFERTAS

terça-feira, 18 de julho de 2017

Ceará-Mirim 159 anos - Semana de Emancipação Política será de 24 a 30 de julho





O município de Ceará-Mirim completa no próximo dia 30, 159 anos de Emancipação Política.  A data será comemorada no período de 24 a 30 do corrente mês, com uma programação elaborada pela Prefeitura por meio das secretarias municipais, incluindo celebração cívica, além de atividades esportivas, culturais e festa popular.


A 31ª edição da tradicional Corrida Rústica “João Maria Lopes”, será o ponto alto do evento organizado pela Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.  A competição acontece no feriado municipal, com concentração a partir das 16h, na Praça de Vagos, de onde os participantes saem para percorrer 8km.  As inscrições online já estão disponiveis, através de formulário no site: cearamirim.rn.gov.br/corrida 
No mesmo endereço também constam o regulamento e a premiação.

“Neste momento iremos celebrar a data de acordo com as condições do município, que está fazendo contenção de despesas, em razão do limite prudencial.  Inicialmente estamos trabalhando focados no que a nossa Administração pensou para que Ceará-Mirim possa avançar em todas as áreas", justifica o prefeito Marconi Barretto, acrescentando que o primeiro semestre já contabiliza conquistas importantes a serem comemoradas, sendo relevante ainda destacar, que o pagamento do servidor municipal, está sendo antecipado antes do final de cada mês.

HISTÓRIA

Inicialmente povoada por índios potiguares às margens do Ryo Seara[10], posteriormente rio Ceará-Mirim. Os potiguares fizeram seus primeiros contatos com o mundo ocidental através do comércio de pau brasil com franceses e espanhóis. Posteriormente, com a consolidação da colonização do Brasil, foi ocupada pelos portugueses.

Os primeiros engenhos de Ceará-Mirim surgiram posteriormente ao ano de 1840, mas em 1858, quando ocorreu a transferência da sede, havia notável desenvolvimento industrial e pecuário.
A primeira escola surgiu apenas em 1858, instalada em Bôca da Mata, município de Extremoz. A primeira reunião em Câmara Municipal ocorreu em 14 de outubro de 1858, na Vila do Ceará-Mirim. A Vila recebeu foros de cidade em 9 de junho de 1882, pela Lei nº 837. O município foi criado em 1767.


O município de Ceará-Mirim está localizado a 28 km de Natal, na Região Metropolitana, em uma área de 724,40 Km2.  De acordo com o Censo de 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a população é de 72.878 habitantes.


Diretora de Comunicação Social
Jhancy Richelm

Nenhum comentário: