OFERTAS

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

NOTA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE CEARÁ MIRIM

A Prefeitura de Ceará-Mirim por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária - VISA informa à população que está sendo realizada inspeção no comércio irregular de frango no centro da cidade.  Esclarece que essa ação é a continuidade do trabalho que a VISA vem realizando no município, dentro de suas atribuições de fiscalização de produtos comercializados no varejo com a finalidade de impedir que a saúde humana seja exposta a perigos segundo a Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990.

A VISA esclarece ainda que os devidos estabelecimentos sofreram sanções com base na Lei Federal nº 6.437/77 que configura infrações à legislação sanitária federal e a Lei Complementar Municipal nº 11/2014 que dispõe o Código Sanitário de Ceará-Mirim/RN, após técnicos encontrarem frango abatido sem origem comprovada, sem devida embalagem e rotulagem, acondicionados de forma inadequada, sem refrigeração, não atendendo assim aos critérios da legislação sanitária vigente, tornando-se impróprio para consumo humano. 

Atenção! A Vigilância alerta à população para o perigo do consumo do frango que esteja exposto à temperatura ambiente, onde ocorre uma multiplicação excessiva de bactérias, podendo causar surtos alimentares graves. O risco aumenta quando o produto tem procedência clandestina, sendo desconhecido o controle no abate, expondo o produto a diferentes tipos de contaminação, tornando-se importante o consumidor questionar a origem dos produtos no momento de adquiri-los.  
O consumidor deve observar:

• As carnes devem ter o carimbo da inspeção sanitária, quer seja Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM), e nas embalagens o certificado de qualidade. 

• O produto deve estar devidamente condicionado em balcões frigoríficos (nos mercados, feiras livres e açougues).

• Não compre carnes vendidas em locais insalubres e sujos, com circulação livre de animais e insetos.

• Lave bem, com água e sabão, as mãos e os utensílios antes de manusear a carne.

Prefeitura de Ceará-Mirim/RN zelando pela saúde da população 

Diretoria de Comunicação Social
PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM
Rua General João Varela, 635 - Centro
59.570-000 - Ceará-Mirim - RN - Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...


NESSE CASO A PREFEITURA DEVE COMEÇAR FAZENDO O DEVER DE CASA. FECHANDO O MERCADO PÚBLICO DA CARNE, POIS TUDO INFORMADO AÍ DE IRREGULAR EXISTE LÁ, DA FALTA DE HIGIENE A GATOS CIRCULANDO INCLUSIVE NOS LOCAIS ONDE SE EXPÕE CARNES, FRANGOS E PEIXES.