OFERTAS

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

53 Zonas Eleitorais potiguares participam do 3º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas nesta quinta-feira (5)

Nesta quinta-feira, 05 de outubro, 53 das 69 zonas eleitorais potiguares participam do 3º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas com Foco em Hardware, que ocorrerá, simultaneamente, nos tribunais regionais eleitorais de todo o País, visando às Eleições de 2018. O objetivo do teste é simular uma consulta popular que passa pelas etapas de votação, transmissão e totalização dos votos. Os dados para a realização do evento serão fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Natal as cinco zonas eleitorais passarão por simulações nas urnas. No RN só não participam as Zonas Eleitorais que estão em processo de rezoneamento no estado ou que estão envolvidas na biometria revisional (obrigatória). 

De acordo com Tyronne Medeiros, Coordenador de Logística de Eleições do Regional Potiguar, o Tribunal usará 560 (quinhentas e sessenta) urnas eletrônicas na simulação, que corresponde a 6% do total de urnas do TRE-RN. Essa porcentagem atende as exigências do Tribunal Superior Eleitoral que pede, no mínimo, a utilização de 370 (trezentas e setenta) urnas, equivalente a 4% das urnas eletrônicas disponíveis, cujo número total no TRE – RN é de 9.240.Para a simulação da votação, no dia 05 de outubro, foi definido um Plano de Ação do Simulado a ser executado em etapas, que envolve remessa de urnas eletrônicas às Zonas Eleitorais, repasse de autorizações dos sistemas para as Zonas, atualização dos sistemas a serem utilizados no simulado, cadastramento das digitais dos servidores que atuarão na fase de votação (testadores) e disponibilização dos roteiros.

A simulação passa por procedimentos divididos em seis etapas: 
1)      Testes nas urnas; 
2)      Geração de mídias; 
3)      Preparação de urnas (envolve carga de aplicativos); 
4)      A votação no dia 05 de outubro de 2017 (das 8h às 17h – mesmo horário em dia de eleições); 
5)      Contingência de urnas e na junta eleitoral para recuperação de dados; 
6)      Coleta de todos os problemas apresentados nas urnas eletrônicas. Este último será repassado para o TSE, a fim de solucionar possíveis "Bugs" em sistemas, bem como problema de Hardware. 

EQUIPE ASCOM TRE RN 

Nenhum comentário: