OFERTAS

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Pesquisadores do Rio Grande do Norte participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 20 países


Alunos de Parnamirim, Umarizal e Ceará-Mirim representam seu estado na 32ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico.

Sete pesquisadores de três cidades do Rio Grande do Norte representam o estado na 32ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 27 de outubro de 2017. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na cidade de Parnamirim, Mateus de Melo Ribeiro, Keillany Martinho Maciel e Gabriela Medeiros de Souza Lopes tiveram a orientação dos professores Alvaro Hermano da Silva e Lucia de Fátima Vieira da Costa para desenvolver um kit de robótica educacional produzido com lixo eletrônico. Da mesma escola, porém na cidade de Ceará-Mirim, os alunos Matheus Ricardo de Araújo Teixeira, João Pedro Oliveira da Silva e Emanuelli Carine de Freitas Felix tiveram a orientação da professora Videanny Videnov Alves dos Santos no projeto “Gameterapia: uma forma de unir jogos digitais a reabilitação de pacientes acometidos pelo acidente vascular encefálico”.

Da cidade de Umarizal será apresentado o projeto “Tapete de segurança: uma alternativa para prevenção de acidentes domésticos com crianças de 0 a 9 anos de idade”. Ele foi desenvolvido pelo estudante Antonio Luis de Menezes Soares com a orientação dos professores Wallace Rodrigo Lopes da Silva e Dennis Deniam de Albuquerque Ribeiro na Escola Estadual em Tempo Integral 11 de Agosto.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior), distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Paralelamente ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

A Mostratec acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A feira vai estar aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro das 13h30 às 21h, com entrada franca. Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.
Mais informações em www.mostratec.com.br .

ESCOLA E PROJETO DE PARNAMIRIM (RN)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Projeto: RoboPub - Do lixo ao saber

Alunos: Mateus de Melo Ribeiro, Keillany Martinho Maciel e Gabriela Medeiros de Souza Lopes

Orientadores: Alvaro Hermano da Silva e Lucia de Fátima Vieira da Costa



ESCOLA E PROJETO DE CEARÁ-MIRIM (RN)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Projeto: Gameterapia: uma forma de unir jogos digitais a reabilitação de pacientes acometidos pelo acidente vascular encefálico (AVE).

Alunos: Matheus Ricardo de Araújo Teixeira, João Pedro Oliveira da Silva e Emanuelli Carine de Freitas Felix

Orientadora: Videanny Videnov Alves dos Santos


ESCOLA E PROJETO DE UMARIZAL (RN)

Escola Estadual em Tempo Integral 11 de Agosto

Projeto: Tapete de segurança: uma alternativa para prevenção de acidentes domésticos com crianças de 0 a 9 anos de idade

Alunos: Antonio Luis de Menezes Soares

Orientadores: Wallace Rodrigo Lopes da Silva e Dennis Deniam de Albuquerque Ribeiro



Nenhum comentário: