quinta-feira, 5 de abril de 2018

6o Papo de Mídias discute o uso do Fact Checking para combater Fake News

6o Papo de Mídias discute o uso do Fact Checking para combater Fake News 

Não é de hoje que as notícias falsas povoam nossa comunicação, seja com boatos, fofocas e rumores que sempre fizeram parte da vida em sociedade, a diferença é que com a internet e as redes sociais, as chamadas fake news geram impactos sérios e podem ser o estopim para problemas sociais, políticos, culturais e até causar risco de vida. 

Observando este cenário atual, a 6° edição do Papo de Mídias coloca em discussão o tema ‘O uso de Fact Checking (checagem de fatos) para combater Fake News (notícias falsas)’. O Evento acontece nesta quarta-feira, 04 de abril, no auditório do SEBRAE-RN, em Natal, a partir das 18h30.

O projeto educativo Papo de Mídias acontece em Natal desde 2016 e é coordenado pela jornalista e professora de comunicação Erika Zuza. O Papo conta com equipe formada por voluntários estudantes e profissionais de comunicação. Nomes do cenário jornalístico, publicitário e tecnológico irão compor o quadro de painelistas desta edição. Estarão presentes a jornalista Juliska Azevedo, o publicitário João Maria Medeiros e o Engenheiro de Software Caio Almeida. Em pouco mais de 48 horas as inscrições para o evento ficaram esgotadas.

Atualmente os profissionais de comunicação social (jornalistas, publicitários, relações públicas, etc...) tem em mãos, mais do que nunca, o dever e o desafio cada vez maior pela verificação eficaz dos fatos e a divulgação dos mesmos com ética, credibilidade e responsabilidade. 

O 6º Papo de Mídias é polêmico, forte e necessário nesses tempos de pós-verdades e de Fake News, onde todos os profissionais, seja da área da comunicação, ou de outros segmentos, estão aprendendo-fazendo, e onde a responsabilidade pela construção de um mundo com mais Good News será de todos.

Conheça nossos painelistas:  

Juliska Azevedo – Painelista

Juliska Azevedo é jornalista, com larga experiência em jornalismo impresso e assessoria de comunicação nos setores público e privado. Já exerceu as funções de secretária de Comunicação Social do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Foi assessora de imprensa na Assembleia Legislativa e na Vice-Governadoria do RN e em entidades privadas.

Com mais de 10 anos de experiência na imprensa, foi repórter, editora, colunista e Editora-Chefe do Diário de Natal (2000-2012) e atuou como correspondente de portais e jornais do eixo Sul-Sudeste. Trabalhou ainda em jornalismo online, de televisão e de rádio.

Ao longo dos últimos anos, vem se destacando em funções de liderança e coordenando equipes, com atuação marcada em planejamento de Comunicação e Gerenciamento de Crises. Atualmente é coordenadora - adjunta do curso de pós-graduação em Comunicação Pública da Escola da Assembleia do RN e professora convidada de pós-graduação na Faculdade Estácio Natal, Universidade Potiguar e na Escola da Assembleia.    

Caio Almeida – Painelista

Mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Caio Almeida, é engenheiro do software sênior do Meedan (São Francisco, Califórnia, EUA) desde 2011, onde trabalha no desenvolvimento do Check: software livre para verificação colaborativa de notícias falsas, que já foi utilizado na cobertura da primavera árabe, na investigação independente sobre o vôo MH17 e na cobertura colaborativa das eleições dos Estados Unidos e da França, dentre outros. Em 2018, foi um dos 5 desenvolvedores de software do mundo inteiro selecionados para participar do Data4Change, um workshop de visualização de dados sobre direitos humanos no oriente médio, ocorrido em Beirute, no Líbano. Atualmente Colabora como desenvolvedor de software em projetos open source como Ruby On Rails, NPM, Drupal, dentre outros.

João Maria Medeiros – Painelista

Jornalista e publicitário, com atuação mais expressiva no marketing Político, João Maria atua na coordenação de marketing de campanhas eleitorais no Rio Grande do Norte, Mato Grosso, São Paulo. Foi fundador e primeiro diretor do curso de comunicação social da UNP, foi professor substituto do departamento de comunicação da UFRN, lecionando nos cursos de jornalismo e radicalismo.

Atualmente é colunista no portal Potiguar Noticias onde escreve sobre marketing, política e comunicação e diretor da Dois.a publicidade. Como Palestrante tem participado de seminários e congressos em diversos estados do Norte, Nordeste e centro Oeste proferindo palestras sobre marketing político, comunicação eleitoral. É colunista no portal Potiguar Noticias onde escreve aos sábados sobre marketing, política e comunicação. Nas horas vagas é produtor de Flores tropicais.

Erika Zuza 
Equipe Papo de Mídias

Nenhum comentário: