sexta-feira, 20 de abril de 2018

Câmara de Ceará-Mirim decreta ponto facultativo nesta sexta-feira 20 de abril

CEARÁ-MIRIM
PODER LEGISLATIVO
CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM DECRETA PONTO FACULTATIVO NO EXPEDIENTE DESTA SEXTA-FEIRA 20/04 EM FUNÇÃO DA ANTECIPAÇÃO DA FEIRA LIVRE DO MUNICÍPIO POR CAUSA DO FERIADO NACIONAL DE TIRADENTES

O presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, vereador Ronaldo Venâncio-PV, no uso de suas atribuições legais e em pleno exercício do seu cargo na forma da Lei, decretou Ponto Facultativo no expediente do Poder Legislativo Municipal, desta sexta-feira 20 de abril.

O ato se dá em razão do Decreto do Poder Executivo Municipal que antecipa a feira livre do município para a data supramencionada, por causa do feriado nacional de Tiradentes no sábado 21 de abril.

Desta forma, ficam convocados todos os servidores da Casa Legislativa Municipal a retomarem o expediente normal, na segunda-feira 23 de abril.

HISTÓRIA

Considerado herói nacional, Tiradentes, cujo nome verdadeiro era Joaquim José da Silva Xavier, foi o líder da Inconfidência Mineira.

O movimento, formado no século XVIII por intelectuais e membros da aristocracia mineira, nasceu com o objetivo de conquistar a Independência do Brasil, em um período de muita exploração da então colônia de Portugal.

Em 1789, no entanto, os inconfidentes – como eram chamados os integrantes do movimento – foram traídos por Joaquim Silvério dos Reis.

Descobertos, foram presos e julgados. Alguns, com melhores condições financeiras, receberam penas mais brandas como o açoite em praça pública ou o degredo.

Sem posses, Tiradentes foi enforcado. A execução ocorreu em 21 de abril de 1792 e seu corpo, esquartejado, espalhado em postes pela estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.


Jorge Moreira
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: