sexta-feira, 20 de abril de 2018

EJE-RN realiza eleição simulada com alunos do 5º ano da Escola SESC

Urnas eletrônicas, candidatos, mesários, eleitores e muito aprendizado. Esses foram os elementos presentes na eleição simulada que ocorreu nesta quinta-feira (19), na Escola SESC Potilândia, como uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I tiveram a chance de vivenciar, na prática, o dia de votação e eleger, simuladamente, os seus candidatos a presidente. 
Ao todo, 45 crianças dos turnos matutino e vespertino participaram da dinâmica, dividindo-se nas funções de candidatos, mesários, fiscais e eleitores. A atividade faz parte do projeto organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RN) do TRE-RN, “Eleitor do Futuro”, que tem o objetivo de desenvolver ações junto à rede pública e privada de ensino, estimulando no futuro eleitor a consciência do seu direito, enquanto cidadão, de votar e ser votado, respeitando a soberania do voto como instrumento basilar da democracia. 
A parceria entre o TRE-RN, através da Escola Judiciária, e a Escola do SESC surtiu efeitos significativos no aprendizado dos estudantes. A escola inseriu essa temática em seu plano pedagógico, de modo que as crianças puderam, ao longo das aulas, ter contato com assuntos envolvendo a democracia e as eleições no Brasil. Ainda nessa perspectiva, a EJE-RN contribuiu promovendo palestras sobre o processo eleitoral no Brasil e, por fim, organizou as eleições simuladas na sala de aula, a fim de proporcionar nas crianças uma experiência prática. 
De acordo com a professora do 5º ano, Isabely Cristina, a proposta trouxe muitas contribuições para o desenvolvimento de seus alunos. “Eles receberam a ideia com muita empolgação. Foi algo que eles realmente se interessaram em participar”, ressaltou a professora ao explicar como foi o processo de preparação para as eleições simuladas. Ela contou também que as crianças vivenciaram todas as etapas preparatórias, desde aspectos teóricos, até os mais práticos, incluindo a escolha de candidatos, a elaboração das propostas, a organização do pleito e, finalmente, o dia da votação. 
Entusiasmada com as eleições simuladas, a aluna Luandah Nobre Viana, de apenas 10 anos, é uma das candidatas a presidente do SESC e conta que a vontade em participar da disputa surgiu a partir do desejo de poder, através das suas propostas, ajudar os seus colegas de turma. Sobre a preparação para esse momento, a menina conta que foram etapas muito divertidas e que contribuirão bastante para o seu futuro. “Foi muito legal ver a cooperação e a união de todos trabalhando em prol do mesmo objetivo. Quando eu crescer, já terei o conhecimento sobre as eleições”, afirmou a candidata.
Para Solon Almeida, assistente da EJE-RN, essas ações são importantes porque, por se tratarem de alunos muito jovens, as atividades de natureza prática contribuem muito mais para a compreensão e para o aprendizado. “Eles nunca tiveram contato com uma urna eletrônica e tampouco com o processo eleitoral, então com o projeto da EJE-RN essas crianças podem conhecer cada uma das etapas do pleito e vivenciar na prática o período de eleições”, explicou o servidor.
A Escola Judiciária Eleitoral continuará, ao longo do ano, realizando esse tipo de ação nas instituições de ensino da capital potiguar. A próxima parada será na Escola do SESC da zona Norte. 

EQUIPE ASCOM TRE RN 

Nenhum comentário: