quarta-feira, 23 de maio de 2018

INSS implanta agendamento com atendimento a distância possibilitando melhorias aos cidadãos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem tomando uma série de medidas para modernizar os serviços e melhorar o atendimento aos cidadãos. Alguns serviços que antes eram realizados no atendimento espontâneo das agências,  a partir desta quinta-feira (24), passarão a ser prestados com dia e horário marcados, por meio de agendamento, pelo Meu INSS (meu.ínss.gov.br) ou telefone 135.

Dentre os serviços que passarão a ser agendáveis estão a alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, desistência de aposentadoria, cadastro de Procuração, solicitação de pagamento não recebido, solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo, entre outros.

O agendamento desses serviços representa conforto, agilidade e segurança para os segurados, pois mitiga indícios de irregularidades já que todas as informações do segurado precisam estar nos sistemas do INSS para que o serviço seja prestado. Além disso, abre-se o caminho para sua automatização, ou seja, serem realizados a distância.

Outra novidade lançada recentemente é a possibilidade de pedir revisão e recurso diretamente pelo Meu INSS. Pelo mesmo canal também já é possível conseguir cópia de processos eliminando, assim, a necessidade de o segurado imprimir os documentos.

Com a possibilidade de pedir revisão ou recurso pelo Meu INSS, agora o segurado consegue realizar todas as fases do pedido – requerimento, recebimento, revisão ou recurso, manutenção – sem precisar sair de casa.

MEU INSS

O Meu INSS permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços do INSS. Para isso, antes do agendamento, é necessário realizar o cadastro, que também pode ser  feito pela internet, aplicativo no celular ou pelo  telefone 135. Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS.

Confira  a lista completa de quais serviços passarão a ser agendáveis:

·Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

·Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

·Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

·Atualizar dados cadastrais do beneficiário Cadastrar Declaração de Cárcere

·Transferir Benefício para outra Agência

·Cadastrar ou Renovar Representante legal

·Reativar Benefício

·Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

·Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

·Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

·Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

·Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte


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