sexta-feira, 4 de maio de 2018

Rio Grande do Norte se prepara para etapa estadual rumo ao IV Encontro Nacional de Agroecologia


II EPA acontecerá na sede da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES), em Natal

No próximo dia 31 deste mês, a agricultura familiar e sua relação com a sociedade rural e urbana será pauta nacional durante a IV edição do Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que acontecerá em Belo Horizonte (MG). Todos os estados que compõem o Semiárido Brasileiro estão se preparando para levar suas experiências nessa relação de convivência com o semiárido. Aqui no Rio Grande do Norte, as organizações que atuam promovendo a agroecologia estarão reunidas neste sábado (05), durante o II Encontro Potiguar de Agroecologia (II EPA), que acontecerá na sede da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES), em Natal.

Durante o encontro, que terá início às 8h, aproximadamente 250 participantes, entre agricultoras, agricultores, professoras e professores, estudantes, consumidores e consumidoras, mulheres e jovens do campo e da cidade do RN debaterão o tema “Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade”, que será o tema do IV ENA. A organização social Diaconia – que atua no Brasil há 50 anos na defesa e garantia de direitos -, compõe o quadro das organizações que estão organizando a etapa estadual. A Diaconia representará a região do Oeste Potiguar no encontro nacional.

A programação do II EPA terá início com a Feira Agroecológica de Saberes e Sabores com distribuição de materiais sobre agroecologia e degustação dos produtos agroecológicos produzidos no RN. Às 9h, no auditório da CECAFES, o debate sobre “Agroecologia e democracia unindo campo e cidade” será facilitado por Isolda Dantas, vereadora de Mossoró pelo PT, e Mateus Fernandes, jovem agricultor da comunidade Permissão, Janduís. As atividades da manhã serão abertas ao público em geral.

O coordenador estadual da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Marcírio Lemos, considera o EPA/RN um evento que irá contribuir muito com o Encontro Nacional de Agroecologia, o ENA. “Vamos levar ao ENA a diversidade do que se produz e a realidade que vivemos no RN, além de somar no processo de articulação campo e cidade na construção da agroecologia e defesa da democracia de todo o país”.

Serviço:

II Encontro Potiguar de Agroecologia (II EPA)

Quando: 05/05 (sábado)

Onde: Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES) - Av. Capitão-Mor Gouveia, 4980, Felipe Camarão, Natal, próxima à Ceasa

Horário - a partir das 8h.

Entrada gratuita

Nenhum comentário: