quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Câmara de Ceará-Mirim vai eleger seu primeiro Parlamento Jovem


CEARÁ-MIRIM
CIDADANIA COM DEMOCRACIA
CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM VAI ELEGER O PRIMEIRO “PARLAMENTO JOVEM” NO PRÓXIMO DIA 17 DE SETEMBRO

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim vai eleger neste mês de setembro o primeiro “Parlamento Jovem”, um projeto educacional para a cidadania e conscientização de jovens dos ensinos fundamental e médio que está sendo implementado no Poder Legislativo Municipal.

A eleição acontecerá No próximo dia 17/09 das 14h às 17h e o Centro de Educação Profissional “Ruy Antunes Pereira”, localizado no bairro Planalto, será o primeiro estabelecimento de ensino a eleger os 15 primeiros Jovens Vereadores do Parlamento Jovem.

O Parlamento Jovem foi criado em junho deste ano através da Resolução nº 02/2018 de autoria do vereador e presidente da Casa, Ronaldo Venâncio-PV, com o objetivo de proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, estimulando a cidadania e trazendo de volta aos jovens o interesse pela política, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal de Ceará-Mirim, com diplomação e exercício de mandato.

O PJ também tem o objetivo de formar e capacitar a juventude para a construção de competência analítica sobre o Poder Legislativo, com temas atuais em debate pela sociedade local, regional e nacional.

O presidente da Câmara, Ronaldo Venâncio, já esteve no CEEP, acompanhado do coordenador do projeto, Francisco Ferreira, onde se reuniu com a direção da escola, alunos e representantes do Grêmio Estudantil, para apresentar o projeto e esclarecer sua importância, não apenas para o Parlamento Municipal, mas principalmente para os jovens.

“É uma honra para a nossa Casa Legislativa, dar voz aos estudantes das nossas escolas públicas e particulares. Esperamos que todos se envolvam nesse projeto: pais, professores, educadores, alunos e a comunidade, pois, é um projeto voltado para a cidadania, para o futuro e para aquilo que esperamos desse futuro”, destacou o presidente Ronaldo Venâncio.

Para Francisco Ferreira, coordenador do projeto, o programa começou a ser pensado pelo atual presidente ainda em 2017.

Segundo ele, essa proposta de Ronaldo é muito importante e por isso está sendo pondo em prática.

“Trazer os jovens para dentro da Casa Legislativa e ensiná-los como a política funciona, incentiva a participação, estimula a cidadania e, assim, criaremos uma geração engajada”, comentou Francisco Ferreira.

Após a escolha dos Jovens Parlamentares, por meio de eleições diretas, os 15 jovens legitimamente escolhidos pelos estudantes irão participar de cursos de formação ministrados na Câmara de Ceará-Mirim gerindo projetos de capacitação por meio de oficinas.

De acordo com a Resolução 02/2018 o mandato dos Jovens Vereadores tem duração de um ano, iniciando com a posse e eleição da Mesa, na primeira Sessão Solene, acordada com o Legislativo, quando haverá a diplomação.

Mas antes de serem diplomados, os Jovens Vereadores devem assistir pelo menos duas sessões da Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

Jorge Moreira
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: