sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Parlamento Jovem realiza o segundo encontro preparatório


CEARÁ-MIRIM
CIDADANIA E DEMOCRACIA
CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM DÁ PROSSEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS DO PROGRAMA “PARLAMENTO JOVEM”

O 1º “Parlamento Jovem”, ação que dá a 15 jovens estudantes a oportunidade de vivenciar a atividade parlamentar na Câmara Municipal de Ceará-Mirim, realizou na tarde desta quinta-feira 04/10 a segunda reunião preparatória no Plenário da Casa Legislativa.

Na prática, os 15 jovens vereadores eleitos, tiveram a oportunidade de aprenderem mais profundamente sobre a apresentação e deliberação de matérias como: Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei, por meio da realização de uma simulação de sessão ordinária.

Os trabalhos desse segundo encontro foram dirigidos pelos servidores da Casa, ex-vereador Élcio Clemente, e mais, Edvaldo Morais e Wilson Noleto, além de Francisco Ferreira, coordenador do projeto.

“Neste momento de descrédito da política, em que ela é tão maltratada, a gente tem que chamar a juventude para trazer uma nova energia, novos debates e temas importantes para a nossa cidade”, disse Francisco Ferreira, coordenador do projeto.

Ele frisou que os participantes eleitos para o “Parlamento Jovem” têm a possibilidade de sugerir projetos que, se adotado por um parlamentar da Casa, podem virar lei.

O encontro também proporcionou, sob a coordenação de Élcio Clemente e Edvaldo Morais, a simulação de posse dos jovens edis e a eleição para escolha da Mesa Diretora.

“Assim como no primeiro encontro, a gente procurou mostrar aos 15 jovens vereadores eleitos como vai funcionar a instalação do Primeiro Parlamento Jovem da Câmara de Ceará-Mirim, e também realizamos uma simulação sobre como vai ocorrer a cerimônia de posse e escolha da Mesa Diretora”, relata o ex-vereador e servidor da Casa, Élcio Clemente.

A estudante Tayná Cavalcante, eleita jovem vereadora, disse ser muito importante participar dessa iniciativa.

“Somos o futuro”, disse a aluna do Centro Estadual de Educação Profissionalizante “Ruy Antunes Pereira” – CEEP.

O universo legislativo pode até parecer, às vezes, distante da realidade dos cidadãos.

Mas para quebrar essa barreira, o “Parlamento Jovem” de Ceará-Mirim busca aproximar escolas, alunos e professores, dos processos democráticos.

O “Parlamento Jovem” da Câmara Municipal de Ceará-Mirim foi criado por meio da Resolução nº 02/2018 de autoria do vereador e presidente da Casa, Ronaldo Venâncio.

Jorge Moreira
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: